Hélvia Paranaguá fala sobre educação no DF, elogia escolas cívico-militares e confirma pré-candidatura a deputada federal

Hélvia Paranaguá fala sobre educação no DF, elogia escolas cívico-militares e confirma pré-candidatura a deputada federal

Em entrevista ao jornalista Odir Ribeiro, a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, falou sobre sua trajetória pessoal, os desafios da rede pública de ensino, defendeu o modelo das escolas cívico-militares e confirmou que é pré-candidata a deputada federal pelo MDB.

Durante a conversa, Hélvia também destacou a qualidade da alimentação oferecida nas escolas da rede pública do DF e afirmou que a merenda escolar do Distrito Federal está entre as melhores do Brasil, ressaltando o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação.

Trajetória e origem

Ao longo da entrevista, Hélvia Paranaguá relembrou suas origens no interior do Piauí e contou detalhes de sua chegada a Brasília, onde construiu a vida pessoal e profissional. A secretária falou sobre família, formação e a caminhada que a levou ao comando de uma das áreas mais sensíveis do Governo do Distrito Federal.

O bate-papo também mostrou um lado mais pessoal da gestora, que relembrou a juventude, o casamento e a construção de sua história na capital federal.

Educação no centro da conversa

No campo da educação, Hélvia destacou ações da rede pública do DF e defendeu políticas que, segundo ela, têm apresentado resultados positivos. Entre os pontos enfatizados, ela citou a parceria com as escolas cívico-militares, classificando a experiência como positiva para o ambiente escolar.

Segundo a secretária, o modelo tem contribuído para fortalecer a disciplina, a organização e o desempenho dentro das unidades de ensino, além de melhorar a relação entre comunidade escolar, alunos e gestão.

“A parceria com as escolas cívico-militares é muito positiva.”

Outro ponto destacado por Hélvia foi a qualidade da alimentação oferecida aos estudantes da rede pública. Na entrevista, ela afirmou que a merenda escolar do DF é uma das melhores do Brasil, tratando o tema como um dos orgulhos da atual gestão.

“A merenda escolar do Distrito Federal está entre as melhores do Brasil.”

Pré-candidatura confirmada

Além de falar sobre a educação pública, Hélvia Paranaguá também entrou no terreno político e confirmou, durante a entrevista, que está no jogo eleitoral de 2026.

“Sou pré-candidata a deputada federal pelo MDB.”

A declaração coloca o nome da secretária no radar da disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados e amplia o peso político da entrevista, que mistura gestão, trajetória pessoal e projeto eleitoral.

Entrevista completa

A conversa entre Odir Ribeiro e Hélvia Paranaguá vai além dos temas administrativos e entra em pontos importantes do debate político e educacional no Distrito Federal. A entrevista traz bastidores, posicionamentos e detalhes da trajetória de uma das figuras mais conhecidas da área da educação no DF.

Assista à entrevista completa e confira todos os detalhes da conversa.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo