Inquérito arquivado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito que investigava o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em relação aos eventos de 8 de janeiro de 2023. Após uma investigação detalhada, a Polícia Federal concluiu que não há evidências de que Ibaneis tenha participado ou se omitido durante os atos de vandalismo e invasão aos prédios dos Três Poderes.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou que a análise dos dispositivos eletrônicos do governador revelou documentos e comunicações que demonstram sua atuação ativa na tentativa de conter os distúrbios. Além disso, não foram encontrados indícios de que informações tenham sido apagadas dos aparelhos de Ibaneis.

Ibaneis Rocha chegou a ser afastado do cargo por 64 dias por determinação do ministro Alexandre de Moraes, mas com o pedido de arquivamento da PGR, espera-se que o STF encerre o processo sem apresentar denúncia contra o governador.

Enquanto isso, outros envolvidos, como o ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, e o ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Fábio Augusto Vieira, foram denunciados por omissão e conivência criminosa e serão julgados pela 1ª Turma do STF.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo