As manifestações da Paulista em torno do ex-presidente, Jair Bolsonaro reverberou diretamente na política do DF. Mostrou que Bolsonaro a sua força ao lotar a manifestação.
Alguns políticos do DF estiveram presente e foram surfar um pouco na onda. Lembrando que o DF tem um eleitorado Bolsonarista que em algumas pesquisas passa dos 60% declarados.
Mas ninguém conseguiu mais destaque sem fazer pouco esforço como a vice-governadora, Celina Leão (PP). Uma foto dela na manifestação ao lado do senador Ciro Nogueira presidente do PP nacional conseguiu chamar mais a atenção do que qualquer vídeo.
Por que isso?
Brasília tem um eleitorado Bolsonarista os números das eleições de 2022 já mostram como está a atual composição política
Hoje, a maior ameaça ao projeto de Celina chegar ao poder é a Legião Estrangeira. A esquerda com certeza terá uma unidade em 2026, já a direita candanga está dividida em duas partes.
1 – A Legião Estrangeira que tem nomes suficientes ao Buriti. A senadora Damares pode concorrer ao Buriti. Existe essa divisão, sim, e muita gente joga isso nos bastidores. Damares, Michelle Bolsonaro e Bia Kicis por detrás da cortina, querem ver Leoa pelas costas.
2 – O governador Ibaneis Rocha pretende concorrer ao Senado em 2026, que a Legião teria dois nomes potenciais para o Senado fora um nome forte da esquerda.
Quem for concorrer ao Buriti no campo da direita vai precisar e muito desses votos Bolsonaristas e esse campo está com muito político com sede de poder.
Olhando por esse ponto da análise, a estratégia de Celina Leão de ir à Avenida Paulista foi mais que acertada.
Política se faz primeiro nos bastidores.
Faz de conta que essa análise fiz após olhar uma pesquisa. Eu disse faz de conta.