Março Mais Mulher

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o calendário Março Mais Mulher, que inclui mais de 300 ações voltadas para as mulheres em diversas regiões da capital. As atividades, promovidas por órgãos públicos, entidades do Judiciário, embaixadas e organizações privadas, buscam fortalecer a luta pela igualdade de gênero e oferecer apoio às mulheres em áreas como saúde, cultura e educação.

Entre as ações destacadas estão palestras em escolas, entrada gratuita para mulheres no Zoológico no dia 8 de março, passeios motociclísticos, campanhas contra a violência, eventos esportivos, culturais e iniciativas de capacitação profissional. A Secretaria da Mulher (SMDF) enfatizou que o objetivo é garantir a presença feminina em todos os espaços e alcançar diferentes públicos.

A secretária da Mulher, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância de empoderar meninas desde cedo para promover igualdade de gênero e criar futuras líderes.

“Quando as meninas são empoderadas, elas ganham confiança, voz e capacidade de tomar decisões sobre suas vidas. Isso promove a igualdade de gênero e impacta a sociedade como um todo. Meninas empoderadas se tornam líderes e inspiram futuras gerações”, destacou.

Além disso, o calendário inclui a ampliação da rede de proteção às mulheres, com a inauguração de quatro novas Casas da Mulher Brasileira até o final do ano, oferecendo acolhimento e assistência jurídica.

Outro destaque do Março Mais Mulher é a capacitação profissional, com cerca de seis mil mulheres já certificadas em cursos como auxiliar administrativo e cuidadora de idosos, além de programas como o Prepara Mulher, que visam aumentar a empregabilidade feminina.

A senadora Damares Alves e o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, também participaram do lançamento, ressaltando a importância de reconhecer e valorizar as mulheres, além de destacar o aumento significativo no investimento do GDF na pauta feminina, que subiu 843% de 2020 a 2024.

“Quando o governador assumiu, encontrou a pauta da mulher abandonada. Com a Casa da Mulher Brasileira desmoronando e sem qualquer tipo de auxílio para a mulher. O governador revolucionou essa pauta porque a considera prioritária”, lembrou Gustavo Rocha.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo