O deputado distrital Agaciel Maia (PL) é um dos políticos da geração 2010. Aliás, a minha história profissional se confunde com do então candidato. Em 2009, em uma região remota do Paranoá, conheci Agaciel se apresentando para a política do DF.
Nessa época, ele fazia uma reunião numa zona rural e falava para cinco pessoas. Na verdade, sete, contando comigo e José Rodrigues, dono do Jornal das Cidades.
Deus o abençoe, Seu Rodrigues, pois se hoje estou aqui escrevendo essas linhas, foi graças a sua generosidade. Sempre será um anjo em minha vida!
Na época eu nem sonhava abrir um blog e essa reunião na zona rural do Paranoá foi a minha primeira reportagem sobre política. Quem diria, né? Ah! E os cinco caboclos presentes nem prestaram atenção porque estavam mais “mamados” que outra coisa.
Agaciel ganhou as eleições de 2010, 2014 e 2018, porém em 2022, mesmo com uma votação expressiva, ele ficou pelo caminho.
A vida é cruel. Olhe esses números: Em 2018, ele obteve 17.715 votos e em 2022, com as novas regras eleitorais, obteve 17. 793 votos. Isso deve doer no espinhaço.
Sua votação pouco caiu e numa próxima eleição, o veterano entra como cabeça de nominata em qualquer legenda. Mas para isso precisa estar em evidência.
Agaciel sempre foi um político bom de bastidores e entre os seus colegas parlamentares é muito querido. Agaciel é uma pessoa muito amável.
Mas tem um porém… Ele tem a facilidade de atrair malucos, sociopatas, emendeiros… toda borra de café caía no seu grupo político e se dar com essa turma requer energia e muita vigilância.
Só que a lábia dessa turma que promete o mundo não o levou a vitória, infelizmente. A conta chegou e sua eleição foi para o ralo. Isso porque não falei da turma do Rivotril!
Agaciel por muito tempo comandou a Comissão de Orçamento da Câmara Legislativa, inclusive o deputado é referência na área econômica, sabendo de tudo e mais um pouco sobre orçamento público.
Fiel ao governador Ibaneis Rocha, o deputado que não foi reeleito pode ser útil aos palacianos. Uma Secretaria de Relações Institucionais, onde faria a ponte entre Câmara Legislativa e Palácio do Buriti cairia como uma luva. Resta saber se ele quer ou se existe negociações.
Agora o deputado distrital Agaciel Maia deve estar dizendo “Me ajuda, Ibaneis!”
Com mais de 17 mil votos corre o risco de ser ouvido.