O deputado distrital Daniel Donizet (PL) apresentou um projeto que torna obrigatória a identificação eletrônica de todos os cães e gatos do Distrito Federal. O reconhecimento será feito através da implantação de microchip e o cadastramento desses animais pelo poder público.

“O microchip poderá conter todo tipo de informação do animal, até se ele foi castrado ou não. A identificação eletrônica vai facilitar a solução de casos de maus-tratos, abandono, perda ou roubo de animais. O cadastro vai permitir a implantação de Políticas Públicas voltadas para a guarda responsável, o controle populacional e o atendimento veterinário”, defende o deputado.

De acordo com o projeto, a inserção do microchip deverá ser feita por médico veterinário devidamente registrado. O aparelho deve ser esterilizado e estar dentro do prazo de validade.

Leia Também:  Mandados de busca na Administração Regional do Sol Nascente

Além disso, cães e gatos comunitários e os resgatados por abrigos ou protetores independentes deverão ser registrados gratuitamente pelo Poder Público.

Se aprovado, caberá ao GDF regulamentar a Lei, definindo como e onde serão feitos os registros e todas as regras que devem ser seguidas.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há nove anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!