Todo final de ano, os políticos com poderio econômico encomendam pesquisas para ver como está o cenário político e a sua própria situação. Eu mesmo, com os meus próprios olhos, espiei um bocado delas.
Eu não gosto muito de escrever sobre o disse me disse, mas como eu vi pelos menos umas cinco pesquisas desta, não me custa nada pelo menos comentar com quem costuma ler o que escrevo. Como eu prefiro a transparência, deixo claro que foram meus próprios olhos que avistaram.
Nesse texto quero contar com a sua confiança. Com as coisas esclarecidas, vamos relatar o que eu vi.
Uma das pesquisas que eu avistei suspeita foi feita pelos palacianos, uma daquelas fontes fortes e certeiras. Assim afirmamos que para o Palácio do Buriti, três nomes são bem lembrados: do governador Ibaneis Rocha, claro, por ele ser o governador e estar em evidência todos os dias, seja para o lado bom ou mal.
Mas nesse Top 3 estão o senador Reguffe e também a deputada federal Flávia Arruda, que sempre está bem colocada nesses levantamentos informais.
Na minha visão, digo que os números de Ibaneis precisam melhorar e uma sacudida precisa ser dada, a sorte dele é que certas coisas não andam colando nele de forma alguma. Uma coisa para se analisar ainda mais para aqueles que querem o desbancar.
Já o senador Reguffe, não está aquele tsunami que muitos espalham, apesar de sempre pontuar. Porém, nesse momento, o futuro eleitor não “comprou”, nada definitivo, já que tudo é cenário de momento.
Já a Flávia pode comemorar, mesmo em seu primeiro mandato. Ser lembrada ao Palácio é motivo de comemoração e valorização do passe político. Nos bastidores, dizem que a deputada pode vir a vice ou algo do tipo, afirmo com todas as letras: esqueçam essa ideia de jerico, a parlamentar não está com pressa de subir politicamente.
Os senadores Izalci Lucas e Leila do Vôlei, que vocês já podem colocar como candidatos certos, precisam dar um upgrade nas mídias deles, porque pouco são lembrados nos levantamentos e muitos até estão considerado-os apagados. O Izalci, por exemplo, trabalha bastante, mas sua comunicação com o eleitorado não tem sido eficiente. Não espumem assessorias, façam uma analise e vejam se estão jogando o jogo certo. Só isso.
Em política nada é definitivo, isso é só um cenário que está se configurando. Ainda acontecerá muita coisas, mas saber para aonde está apontado a política do DF é muito importante.
Se você gosta de política, releia essa matéria porque cada paragrafo tem vários cenários para serem analisados. Como não tem como escrever tudo aqui, tentarei ainda hoje trazer mais desdobramentos do que vi.
Já volto!