PL propõe uso de drones em operações policiais

O uso de drones tem sido de grande valia para as Forças de Segurança de vários lugares do país.

Em várias situações, como na atuação de inteligência policial, por exemplo, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) podem permitir a visualização remota de áreas muito perigosas, de difícil acesso, substituindo os helicópteros ou mesmo a presença física de policiais.

Aqui no Distrito Federal, tramita na Câmara Legislativa uma proposta que torna essa tecnologia uma grande aliada em ações policiais. A medida é de autoria do deputado Hermeto (MDB).

“Os VANTs são uma valiosa ferramenta que os órgãos de segurança pública podem dispor, tanto na investigação como no patrulhamento. Em diversas situações, como nas ações de inteligência policial, no monitoramento ambiental, de trânsito ou de fronteiras, no acompanhamento de alvos e no apoio a operações policiais, esses dispositivos podem permitir a visualização remota de áreas muito perigosas, extensas ou de difícil acesso, substituindo os helicópteros ou a presença física de policiais, de modo mais barato, rápido e seguro. Em Brasília temos em média 42 unidades operacionais da Polícia Militar que lida diretamente com as demandas da população, e que muitas vezes a viatura além de não chegar a tempo, também existem limitações de acesso a elas, o que no caso dos Drones isso não ocorreria. Cada uma dessas unidades necessita de pelo menos duas aeronaves desse porte”, justifica Hermeto.

Vale ressaltar que o uso desses dispositivos gera mais economia ao estado, além de ser mais rápido e seguro.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo