O assunto que esse ano de 2021 deu muito para a manga sempre foi a disputa ao Palácio do Buriti. Tocou nesse tema é audiência certa. Nossa fluxo de leitores não foi além por vários motivos um deles é são os nomes que não empolgam, ainda. Olhe bem que nesse texto não vou ser muito especifico por falta de elementos.
Pois é, hoje a incerteza de quem vai ser o candidato que irá enfrentar o governador Ibaneis Rocha paira no ar. Ainda não se tem o nome que irá se opor, pois nenhum nome foi capaz de reunir os oposicionistas em torno de seu nome. Hoje só se assiste megalomania e os pares antagonistas a todo tempo tentando se mostrar os reis da humildade.
O Dono do Trono
Hoje o maior desafio de Ibaneis é baixar sua rejeição e posso afirmar sem dúvida que no atual cenário político com que vem ocorrendo, o seu adversário é tentar pegar a confiança do povo de volta. Aquela votação massacrante de 2018 não irá acontecer de novo. De forma alguma.
O freio
A pandemia ajudou na escassez política porque marcar encontro e reuniões ficou difícil e até mesmo fazer aquela oposição agressiva – ficou inviável devido ao momento delicado e assustador, esse vírus que trouxe. Claro ajudou esfriar as articulações políticas.
A oposição não tem uma cara e isso é fato. Os números relativos aos personagens que querem enfrentar Ibaneis não são ruins, porém nada que empolgue e faça a locomotiva seguir em frente. Isso é cenário de momento e estamos só escrevendo de forma factual, essa nossa percepção pode mudar a qualquer momento.
Como sempre digo a política é uma obra aberta e nunca podemos ter uma opinião formada nesse assunto. Basta o cenário mudar para esse texto perder a validade.
As Federações
Para piorar as novas regras eleitorais vieram para espedaçar ainda mais as coisas. A tal Federação Partidária pode minar muitas candidaturas por aqui. Os partidos pequenos podem se juntar formando um só e isso implode meio mundo e desestabiliza as candidaturas oposicionistas e isso seria bom para Ibaneis.
O cenário de 2022 está mais que indefinido e as coisas só vão tomar forma lá para março de 2022.
Fora isso as coisas ficam no campo das especulações.