Política real não é House Of Cards

Passarinho

Todos os dias eu abro a caixinha de perguntas no meu Insta @EuOdir . Lá, eu respondo as perguntas dos seguidores, que, na grande maioria, é do meio político do Distrito Federal. Muitos gostam do que eu falo, outros não.

Quando me perguntam como leio as pessoas, eu sempre indico as séries O Mentalista e Lie to Mie. São séries que leem pessoas e ler pessoas no dia de hoje é fundamental. Essas séries te dão uma noção e é um bom começo.

Toda vez que eu indico séries, as pessoas do meio político e que tramitam na política vêm com aquela porcaria de série chamada House Of cards. Antes que falem algo, eu assisti e tenho propriedade para falar.

Como tenho moral também para falar que essa série de merda não retrata nem 1% da política e seus bastidores. Lá, o povo carrega dinheiro no meio do toba? Não carrega!

Os bastidores da política de verdade são outros e temos algumas camadas, que eu vou classificar como as cinco camadas.

A camada 1 diz respeito aos políticos que tem o poder da caneta, como o governador Ibaneis e o presidente Jair Bolsonaro, essa é a top das tops. Como estou falando de DF, podemos colocar nessa primeira camada os deputados distritais, secretários de estado e presidente de estatais.

Na camada 2 tem os assessores próximos aos políticos da camada 1 e, muitas vezes, eles têm poder de opinião e até tomam decisões importantes. Chefes de gabinete de distritais e subsecretários entram nesse bolo e alguns poucos assessores.

Na camada 3 colocamos a imprensa, que sabe a rebarba e sempre pega um resto das camadas 1 e 2. Nos bastidores, o jornalista e veículos de comunicação so pegam algo quando as camadas 1 e 2 se desentendem.

Na camada 4 têm os funcionários da rebarbada, aqueles que fazem mais barulho e vivem de fofocas em grupos de WhatsApp, os famosos puxa-sacos.

Um exemplo: alguns funcionários de administrações regionais (alguns, não todos) acham que entendem de política, mas só dão palpite político. Alguns são muito arrogantes, se acham donos da verdade e são iguais a papagaio – só repetem o que ouvem e nem sabem o chão que estão pisando.

Querem e tentam ser próximos das camadas 1 e 2, mentindo e tramando maldades pelos quatros cantos, mas logo são usados pelas camadas mais altas para fazer o serviço sujo.

Na sua vida pessoal é a mesma coisa, se você conseguir identificar em qual camada você está, dará menos murros em pontas de faca e vão sofrer bem menos.

Fala sério, ao invés de me recomendar a série house of cards, é necessário aprender a ler pessoas em sua volta. Veja em que camada está, seja na política ou na sociedade, para de levar a vida e a política na ficção e acorde para a realidade. Mapear pessoas lhe levará a outro nível.

Esse série de política não chega nem perto da realidade, eu sei porque vivo bem os bastidores da políticas e seus meandros. Nas camadas 1 e 2, vão acontecer coisas que vão para o túmulo.

Agora veja qual a camada que está e pare de ser aquele merda que só serve para arrumar treta em Zap e ser a puta fofoqueira do cargo comissionado.

Falei spbre alguns bastidores exclusivos nos vídeos abaixo. Se inscreva no canal e acompanhe videos diários sobre a política do DF.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo