Está na pauta da Câmara Legislativa desta semana a avaliação sobre o veto do governador Ibaneis Rocha ao projeto que dá o nome de Marielle Franco à uma praça. O local escolhido seria a Galeria dos Estados.
O tema divide opinião entre os distritais. O presidente da comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, deputado Distrital Fábio Felix (PSOL), realizou em abril audiência pública sobre o tema. O Projeto de Lei nº 167/2019 foi aprovado por unanimidade. De acordo com Fábio Felix, a iniciativa traz para o espaço central da capital do país o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela vereadora do Rio de Janeiro, símbolo das lutas pelos direitos das mulheres, negros e LGBTs.
“Nós estamos propondo um caminho diferente da cultura que perpetua ditadores e seus valores, Marielle representa a luta por um país igualitário e de respeito às diferenças”, defendeu o deputado.
Além dos distritais, a iniciativa também repercute aqui fora. Muitos brasilienses acreditam que o fato de Marielle não ter nascido ou mesmo ter feito algo pela capital já é motivo suficiente para acabar com essa ideia de incluir o nome da vereadora à praça no centro da capital.
O tema promete muita polêmica!