Prevenção e tratamento de doenças demenciais

Os distritais aprovaram ontem (29) o Projeto de Lei 1265/2020, que cria diretrizes para políticas de prevenção e tratamento do Mal de Alzheimer e outras doenças demenciais, no Distrito Federal. O PL é de autoria do deputado José Gomes.

O texto prevê o desenvolvimento de campanhas de esclarecimento, ações preventivas entre a população, orientação e apoio aos familiares do paciente e a implementação, gradativa, de unidade especializada no tratamento de demências.

“ A qualidade de vida das pessoas que recebem um diagnóstico precoce dessa doença pode ser melhorada. Por isso, os esclarecimentos acerca desse mal são tão importantes”, afirmou José Gomes.

A proposta prevê como meta a busca pelo diagnóstico precoce e um melhor suporte após o diagnóstico, seja por meio de uma rede de apoio multidisciplinar ao paciente e pelo fornecimento gratuito dos medicamentos necessários aos doentes, além da criação de convênios ou instrumentos congêneres, com os demais entes federativos e organizações de saúde para implementar programas de educação, prevenção e tratamento da doença.