O PSB-DF realizou, neste sábado (12), no Brasília Imperial Hotel, seu 16º Congresso Distrital. O evento marcou dois importantes momentos para o partido: a eleição da nova direção regional e a consolidação do nome de Ricardo Capelli como pré-candidato ao Governo do Distrito Federal nas eleições de 2026.
A programação teve início às 14h com o Congresso dos Segmentos e contou com a presença de diversas lideranças, entre elas a deputada distrital Dayse Amarílio, o secretário-geral do partido Rodrigo Rollemberg, além de representantes das zonais e militância.
Mesmo com a eleição ocorrendo hoje, as prévias já indicavam a reeleição de Rodrigo Dias à presidência do PSB-DF, alinhando a direção local com o projeto nacional do partido, que passará a ser liderado por João Campos. Para Dias, o momento é de reafirmar o compromisso com a renovação política e com uma atuação mais próxima da população:
“Pretendemos, eu e o pré-candidato ao GDF, reafirmar o compromisso do PSB com a renovação do campo progressista. Ao lado de João Campos, simbolizamos uma nova geração pronta para enfrentar os desafios do DF e do Brasil”, destacou.
Pré-candidato confirmado ao GDF, Ricardo Capelli, atual presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), já havia sido anunciado pelo então presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, no início de 2024. Desde então, Capelli vem realizando visitas a várias regiões administrativas do DF para dialogar diretamente com a população.
“Se eleito, mais do que falar, eu quero ouvir. Neste ano, vou passar de sete a dez dias por mês morando em diferentes RA’s do DF para sentir o que a população sente”, afirmou.
Em janeiro, Capelli chegou a morar no Sol Nascente, em Ceilândia, onde acompanhou de perto as dificuldades enfrentadas pelos moradores, como a precariedade do transporte público. Segundo ele, essas experiências são fundamentais para a construção de um projeto de governo sensível às reais demandas da população.