O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), não compareceu à posse do novo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, realizada na noite de segunda-feira (17). A cerimônia contou com a presença das principais autoridades do país, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas Ibaneis decidiu se ausentar por um motivo claro: a presença de Lula no evento.
A razão do desentendimento entre os dois vem de um episódio do início do ano passado, quando Lula acusou Ibaneis de ser conivente com as ações do ex-presidente Jair Bolsonaro durante os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando houve a invasão dos prédios da Praça dos Três Poderes. Na época, a acusação gerou revolta em Ibaneis, que, agora que o inquérito sobre sua suposta omissão foi arquivado pelo STF, com base em parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, exige um pedido de desculpas de Lula.
Em sua defesa, Ibaneis reafirma que não voltará a “pisar no mesmo terreno” que Lula enquanto não houver uma retratação pública sobre as acusações feitas. O episódio reflete a tensão política entre os dois, com Ibaneis deixando claro que, até que haja um reconhecimento do erro, a relação entre eles não será restaurada.