Republicanos Estremece Cenário Político

Sempre digo política se ganha nos bastidores, as urnas são uma segunda etapa da coisa toda. Nessa última segunda-feira,25, estive na sede do Republicanos nacional e acompanhei o anúncio da ex-ministra dos Direitos Humanos Damares Alves que disse com todas as letras que vai concorrer ao Senado.

O Republicanos presidido por Wanderley Tavares é da base governista de Ibaneis Rocha.

Por outro lado, o governador anunciou que na sua chapa a senadora é a também ex-ministra do presidente Jair Bolsonaro Flávia Arruda.

Um detalhe aí: Flávia Arruda é do partido do presidente Bolsonaro e também presidente do PL aqui no DF.

Vamos lá resumir o cenário: os partidos brigam diretamente pela vaga de vice-governador. Estão inclusos o PSD de Paulo Otávio, o PP de Celina Leão e o Republicanos que ninguém falou, Damares vice de Ibaneis por ora é um devaneio.

De concreto temos o presidente da República Jair Bolsonaro deixou claro que o candidato dele ao Senado é a Flávia Arruda, isso saiu da boca dele. Só pesquisar que acha o vídeo

O Que eu vi

Como estive pessoalmente no evento onde anunciou Damares Alves pré-candidata ao Senado, eu vi na ex-ministra a convicção de que ela quer concorrer a esse cargo, as palavras de Damares foram super firmes

Os Desdobramentos

O certo é a chapa de Ibaneis ter uma só candidata ao Senado. Particulamente não vejo os conservadores com votos suficientes para fazer Damares senadora, eis a verdade.

Em vários levantamentos vi que Flávia Arruda pontua bem entre a classe C e D.

Isso é certo, as duas na mesma chapa vão dividir os votos e os outros postulantes podem ficar atentos a isso, a esquerda principalmente.  Até nos destinos do senador Reguffe essa divisão ai pode afetar.

A Jogada

Queiram ou não, mas o Republicanos de Wanderley Tavares e o deputado federal Júlio César movimentou o cenário que estava morto. O Republicanos conseguiu ficar em evidencia no meio político que só comenta esse passo que Damares Alves deu. Um evento que parecia despretensioso chamou todos os holofotes para si e colocou a legenda no foco.

Se o governador Ibaneis Rocha quer paz na sua base vai ter que escolher entre Damares e Flávia. Caso escolha uma vai ter que colocar a sua vice-governadoria para jogo.

Quem diria – O Republicanos movimentou bem sua rainha nesse tabuleiro que a política do DF.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo