Na próxima terça-feira (4), os deputados distritais recebem o governador Ibaneis Rocha para a primeira sessão do ano, no Plenário da Câmara Legislativa.
Antes mesmo de entrar na Casa, o governador terá que ouvir uma maré de reclamações sobre o reajuste das passagens do transporte público. Está marcado um ato em protesto ao novo valor das tarifas para o mesmo dia.
Já na semana posterior, entra na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposta que desobriga o governo a colocar concursados em metade dos cargos de livre provimento da administração pública. O parecer de relator, deputado Reginaldo Veras (PDT), é pela inadmissibilidade.
“Há, hoje, 17.284 cargos comissionados no Poder Executivo do Distrito Federal. Caso a Pelo 19/2019 fosse aprovada, esses 17.284 cargos comissionados poderiam ser integral e imediatamente ocupados por pessoas não concursadas. A perspectiva, portanto, é de imediato aumento de despesas com pessoal, uma vez os servidores públicos concursados que ocupam cargos comissionados recebem, em regra, apenas parte de valor do cargo e os não concursados recebem 100% desses cargos”, argumenta Veras.
Caso seja admitido, Ibaneis terá de enfrentar o Plenário.