O GDF já sinalizou medidas que serão adotadas para fomentar a economia nos próximos anos. Parcerias Público-Privadas (PPP) e privatizações estão entre as ações adotadas.

Economia

Para 2020, estão previstas pelo menos 10 parcerias (PPP). Além disso, o governo também prevê a privatização de três estatais. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a venda da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô/DF), da Companhia de Saneamento Ambiental do DF e da Companhia Energética de Brasília (CEB), além da concesão da Rodoviária do Plano Piloto, são algumas das empreitadas prioritárias no início do ano. No caso das privatizações das estatais de transporte, de saneamento ambiental e de energia, a expectativa do GDF é de arrecadar cerca de R$ 8 bilhões, que deverão ser destinados a educação, saúde e segurança pública.

Leia Também:  Sentido duplo

Privatizações

A previsão é de que três estatais sejam privatizadas nos próximos três anos .

A CEB está com o processo avançado e, até a metade de 2020, deve repassar à iniciativa privada 51% de suas ações. O restante, 49%, continuará sob domínio do Executivo local. A Caesb e a Metrô/DF seguirão caminho semelhante. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), em maio de 2019, foi publicado edital de chamamento para concessão dos serviços de transporte metroviário do Distrito Federal, visando a gestão, operação, manutenção e eventual expansão.

6
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Luciano FonsecaMARCOS MARQUES CRUZHugoVictormarcena.social@gmail.com Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
marcena.social@gmail.com
Visitante

Boa

marcena.social@gmail.com
Visitante

Boa, salários altos e um péssimo atendimento

MARCOS MARQUES CRUZ
Visitante
MARCOS MARQUES CRUZ

Tomara que fique bom igual ao privado sistema de transporte.

Victor
Visitante
Victor

Se privatizar, a tarifa vai aumentar muito!

Hugo
Visitante
Hugo

A inveja é grande, porque têm um monte de frustados que não conseguem passar em concurso e ficam crucificando quem passou.kkkkkkkk
O concurso é o modo mais correto de seleção para vagas de emprego.
A maior qualificação está nos órgãos públicos, adm direta e indireta.
Quem não conseguiu entrar chora, porque se tivesse no lugar de quem tá ganhando bem tava caladinho. O choro é livre não concurdados.

Luciano Fonseca
Visitante
Luciano Fonseca

Temos um exemplo bem próximo que é o Goiás, depois da privatização da Celg todos pagam contas absurdas de energia. Temos aqui no DF a melhor empresa de saneamento do Brasil ( Caesb) que te vende uma água com uma ótima qualidade por R$3.14 por 1.000 litros. Quero ver qual empresa privada vai vender a esse preço. Rio de janeiro está passando uma grande dificuldade por causa da má gestão da CEDAE.

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há 8 anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!
Fechar Menu