Vacinas vencidas: deputado questiona Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal afirmou, nesta sexta-feira (2), que “não houve registro de vacinas aplicadas fora do prazo de validade” em Brasília. A declaração ocorre após o portal Folha de SP apontar que 75 pessoas teriam recebido doses da AstraZeneca fora do prazo de validade em 17 postos da rede pública do DF.

Segundo a Secretaria de Saúde, “nem sempre a vacina aplicada é registrada no sistema do Ministério da Saúde na mesma data em que foi administrada no paciente”. A pasta aponta que está se dedicando “a identificar os possíveis erros e responsáveis que levaram a este desencontro de informações”

Nesta tarde, o distrital Leandro Grass (Rede) encaminhou um ofício à Secretaria de Saúde do DF cobrando respostas e providências administrativas, caso se comprove aplicação de vacinas vencidas.

“É inadmissível que tenham sido aplicadas vacinas vencidas. É desumano com a população. Não há motivos razoáveis e queremos saber do governo do DF quantas de fato foram aplicadas aqui fora da validade”, disse o deputado.

Grass também pediu para saber quais providências serão tomadas, se há vacinas vencidas no estoque do GDF, se essas informações constam no portal Infosaúde, quantas estão próximas do vencimento e também como é feita a retirada e aplicada a dose na pessoa, tendo em vista que cada frasco contém cerca de 10 doses, mas os números de doses vencidas aplicadas por posto não estão em múltiplos de 10.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo