Vicenzo convida Mauro para discutir sistema prisional e evitar PCC no DF

 

O advogado Dr. Vicenzo anunciou, nesta quarta-feira (9), o convite ao especialista Mauro Albuquerque para colaborar em um projeto de prevenção contra o crime organizado, melhorias do sistema prisional do Distrito Federal e valorização da polícia penal. A proposta visa fortalecer a atuação do setor e apresentar soluções técnicas tanto do ponto de vista prático de quem vive a polícia na prática como quem entende do processo legislativo e jurídico.

Mauro Albuquerque: referência nacional em sistema penitenciária

Com ampla experiência na área, Mauro Albuquerque é reconhecido por sua atuação em vários estados que enfrentaram crises no sistema penitenciário. Ganhou projeção nacional ao controlar a rebelião no presídio de Alcaçuz (RN), episódio que chegou a ser documentário da Netflix. Também liderou a recuperação do sistema prisional do Ceará em 2019, quando foram retiradas regalias e restabelecido o controle nas unidades.

Mauro foi fundador da DPOE no DF e coordenador da Força de Intervenção Penitenciária Integrada (FIPI) por 15 anos. Atualmente, é secretário de Administração Penitenciária do Ceará e é considerado um dos principais especialistas do país na área, sendo reconhecido por gestões de diferentes espectros políticos de direita e esquerda por ser talvez o único no Brasil, vivo, que consegue combater PCC e Comando Vermelho (os outros já morreram).

Proposta de diálogo com o setor

A aproximação de Vicenzo com Mauro integra um movimento de diálogo com profissionais da segurança pública e do sistema prisional, em especial a Polícia Penal. Ex-secretário-geral do PRD no DF, Vicenzo tem aparecido em levantamentos preliminares sobre a disputa eleitoral de 2026 e vem construindo propostas com categorias estratégicas do serviço público.

Ele destaca que, desde o mandato do ex-deputado Reginaldo Sardinha (PL), o sistema prisional não tem representação direta na Câmara Legislativa do DF, o que enfraquece o debate sobre o setor.

“Só lembram do sistema prisional quando a crise já está instalada. Precisamos antecipar os problemas e propor soluções”, afirmou Vicenzo.

Categoria deve crescer em peso político

Com milhares de servidores entre ativos e inativos, o sistema prisional deve aumentar sua influência política nas eleições de 2026. A mobilização crescente por valorização profissional e melhores condições de trabalho coloca o segmento como um dos mais organizados do funcionalismo. O fortalecimento de projetos técnicos, como o proposto por Vicenzo, reforça essa articulação.

Posição de Mauro Albuquerque

Mesmo à frente da pasta no Ceará, Mauro aceitou contribuir com o projeto no DF. Em declaração, defendeu a valorização dos servidores e a presença do Estado dentro das unidades:

Quem manda é a lei. O Policial precisa ser valorizado, disciplina e reconhecimento. Toda iniciativa séria que fortaleça o sistema terá meu apoio. Força e honra sempre.”

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo