Durante a solenidade de concessão do título de cidadão benemérito de Brasília ao arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, realizada na Câmara Legislativa, nesta segunda-feira (10), a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) fez um pedido. A parlamentar, alinhada à base bolsonarista e católica fervorosa, solicitou orações e proteção divina aos réus e condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Em seu discurso, Bia Kicis apelou diretamente a Dom Marcony e ao cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, para que intercedessem, por meio das orações, “em favor daquelas pessoas injustiçadas, presos políticos no Brasil, pessoas que estão com seus direitos humanos violados”. A deputada destacou sua preocupação com os que considera ser vítimas de abusos, afirmando que a situação de muitos dos envolvidos nos episódios de janeiro é uma “violação de direitos fundamentais”.
A parlamentar seguiu a linha de apoio à campanha bolsonarista que defende a anistia para os envolvidos nos atos do 8 de janeiro, e manifestou apoio à manifestação programada para o dia 16 de março, em favor da liberdade dos réus e liberdade de expressão.