Além de saber o que é tráfego você precisa conhecer quais são os tipos que existem. Isso é fundamental para pensar estrategicamente como alcançar o seu público.

Como o universo da internet é gigantesco, as pessoas estão em todo lugar e de formas diferentes. Sendo assim, você precisa se colocar de forma diferente em cada momento, concorda?

Os 5 tipos de Tráfego online são:

• Orgânico
• Pago
• Referência
• Social
• Direto

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico é o fluxo de pessoas que chega ao seu canal de forma espontânea, por meio de um conteúdo específico que esteja alinhado a sua necessidade.

O canal principal é o site/blog e essa pessoa chega por pesquisas feitas em mecanismos de busca como, por exemplo, Google ou Bing.

Ao lidar com esse tipo de tráfego, seu principal desafio é garantir resultados mais imediatos – via de regra, o resultado se estabelece em médio e longo prazos.

Existe uma técnica chamada de SEO (Search Engine Optimization), que vamos falar mais para frente, que ajuda a antecipar um pouco esse resultado.

Tráfego Pago

Tráfego pago, como o nome sugere, é aquele tipo de tráfego em que você “compra o público” das plataformas, usando-as como impulsionadoras de conteúdo.

A diferença do orgânico para o pago é que aqui você não precisa esperar a pessoa pesquisar pelo conteúdo. Logo, o resultado é muito mais rápido. Depende unicamente de quanto você pode investir.

As plataformas mais utilizadas são, Google, Facebook, Instagram. Existem, obviamente, outras formas de “comprar tráfego”, mas essas são as principais.

Tráfego de Referência

Tráfego de Referencia

Tráfego de Referência é quando um site, um influenciador, um grupo, uma página ou uma pessoa INDICA seu site ou seu canal de marketing.

Leia Também:  Os bastidores da Casa Militar, o passarinho avisou

Esse tipo é pouco conhecido, pouco estimulado, mas muito eficiente por contar com o aval da pessoa que está indicando. É tão importante que, quando um canal de maior autoridade coloca um link para um outro, de menor autoridade, esse último qualifica o seu posicionamento e se torna mais relevante para os mecanismos de busca.

Tráfego Social

Tráfego social é o fluxo que vem das redes sociais. Só funciona se você tiver um canal próprio para encaminhar esse tráfego.

O maior problema que vejo hoje com a maioria dos clientes que contratam minha consultoria é dar importância demais para canais de terceiros e não em canal próprio, como o site.

É super importante você estar presente nas redes sociais, mas com o principal objetivo de transformá-lo em fonte de tráfego. Jamais como único ponto de contato entre você e seu público.

Tráfego Direto

Tráfego Direto é quando a pessoa chega ao seu canal sem precisar de nenhuma influência, seja conteúdo, anúncio ou indicação. Ela sabe seu endereço e simplesmente vai até você.

É o sonho de todos que trabalham com internet. Difícil de chegar lá? Sim. Mas não é impossível.

Este é o principal objetivo dessa coluna, simplificar o digital para que você possa construir estratégias de Marketing Digital e chegar neste ponto.

Um forte abraço.

Não esqueça de me seguir nas redes.

Lembrou de alguém que este conteúdo pode ajudar? Clique nos botões abaixo e compartilhe.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] site que não seja o seu. Quanto às redes sociais, aprenda a usá-las como FONTES DE TRÁFEGO para o seu […]

Fechar Menu